A caveira na maçonaria qual significado?

Muito tem questionado a caveira na maçonaria por isto falaremos sobre ela e sobre os simbolos cruzados nas simbologias maçônicas.

Muitas vezes a caveira é associada ao mal mas ela representa a morte e a ressurreição para algo novo assim comoo X e seus ossos cruzados:


O cruzamento em forma de X está presente no templo maçon através dos postes que geravam a sombra do sol no solsticio. veja que na frente tem  o portal e os dois postes projetam as sombras que geravam as linhas cruzadas dependendo da posição do sol, leste oeste.


O íniciado sabe que para atravessar o portal deve passar pela morte por isto a caveira é o simbolo da morte através do ritual que o levará a ressurreição vida eterna.


Muitos simbolos maçons apresentam este cruzamentos, ele está presente nas chaves a direita e os faraós eram enterrado e suas imagens apresentavam simbolos cruzados.


No culto a Osíris falamos sobre a ressurreição, ele era um deus associado à vegetação e a vida no Além.



 Osiris é o deus que julga a alma dos mortos  e leva para o paraíso (lugar onde só há fartura). portanto está ligado a vida após a morte, crença evangélica no paraíso.

O choro por Tamuz é o lamento por causa da morte de Osiris, que será ressucitado assim como Jesus, por isto evangélicos maçons cruzam suas crenças sem problema.

Após a morte de Osiris Néftis e Anúbis procedem então à prática da primeira mumificação. Ísis transforma-se em seguida num milhafre que graças ao bater das suas asas sobre o corpo de Osíris cria uma espécie de ar mágico que acaba por ressuscitá-lo; ainda sob a forma de ave, Ísis une-se sexualmente a Osíris e desta cópula resulta um filho, o deus Hórus. ( olho que tudo vê)



Muitos iniciados passaram a usar a caveira como simbolo do seu pacto e da sua iniciação mistica, vejamos alguns que podem estar incluídos:



A carta 13  do Tarô é a carta da morte e ela simboliza mudança ou transformação.





Alguns atores Brasileiros também ficaram em evidência por suas caveiras





Bruno Gagliasso foi o que mais expôs sua iniciação através dos simbolos que foram até tatuados no seu corpo.



Olho que tudo vê com caveira refletindo dentro dele.





Nenhum comentário